Hσяα Cєятα.

sábado, julho 24, 2010


Qual o risco que a internet traz para nossas crianças e adolescentes?

0


Vou comentar nesse artigo a insegurança a que estão expostas nossas crianças e adolescentes quando acessam a internet e o cuidado que devemos, como Pais e responsáveis, ter a esse respeito.
Não há dúvida de que a internet é uma ferramenta que tem auxiliado o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela é infinito. Mas existe também o “lado negro da força”, como pedofilia, pornografia e crimes cibernéticos (só para citar alguns fatores negativos). Como tudo na vida você tem o direito de escolher o que é melhor pra você e pagar um preço por sua escolha.

Mas as crianças e adolescentes não tem o preparo necessário para distinguir o “certo do errado” numa sociedade a cada dia mais virtual. Cabe então a nós, como pais e responsáveis, monitorar o que nossos filhos acessam na rede e, constantemente, os intruirmos a não conversar com estranhos e, em hipótese alguma, fornecer números de telefone ou endereço residencial.

Na verdade os cuidados online são, basicamente, os mesmos da vida real. Minhas filhas não navegam na internet quando não estou em casa (ou minha esposa), pois o risco de entrar em algum site “malicioso” por engano é muito grande, e depois que o mal está feito torna-se muito difícil contornar.

Ajuda nessa difícil tarefa
Para auxiliar os pais e responsáveis, existe a SaferNet Brasil, uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 2005, ela recebe denúncias sobre crimes cibernéticos, disponibiliza cartilhas de segurança e patrocina pesquisas sobre o uso da internet no Brasil.

A última pesquisa da SaferNet teve como foco as crianças, adolescentes e jovens e pais no Brasil (1400 entrevistados) e o resultado é alarmante e merece destaque:

•87% afirmaram não possuir qualquer restrição para utilizar a internet
•53% tiveram contato com conteúdos agressivos
•38% dos jovens internautas relataram já ter sido vítima de ciberbullying
•10% afirmaram já ter sofrido algum tipo de chantagem on-line
•64 % dos jovens usam a Internet principalmente no próprio quarto, contrariando uma das dicas de prevenção que orienta a manter o computador em área comum da residência
•55% dos jovens reconhecem que ficam tempo demais na Internet
•27% dos jovens afirmam já ter encontrado (presencialmente)ao menos uma vez amigos que conheceram pela internet.
•21% afirmam que fornecem livremente o nome da escola e/ou clube que freqüentam
Confira a pesquisa completa na SaferNet Brasil.

Confira a cartilha de segurança da SaferNet Brasil.

Sites seguros e divertidos para as crianças
Na semana da criança dediquei alguns posts para elas, com dicas de sites com desenhos para colorir, jogos divertidos e de raciocínio online e jogos infantis para baixar e jogar no computador, sem a necessidade de ficar conectado a internet, podendo ser utilizados para tirar as crianças da internet. Hoje vou falar sobre mais alguns sites divertidos e seguros para as crianças.

•Pequeno artista – é um site interessante que apresenta onze personagens, cada um destacando uma atividade que contribui para o desenvolvimento infantil.
•Mingau digital – traz conteúdo para os filhos e também para os pais. Na seção Jogos e Lazer, por exemplo, as crianças podem aprender a fazer brinquedos legais como origamis, bola de meia e outros.
•Guri – jogo dos sete erros, pega-bruxa, jogo da velha e labirinto. O site também traz histórias que a criança pode ler ou, se preferir, ouvir. Na seção Caderno, curiosidades sobre as palavras cruzadas, jogos para aprender a lidar com números e mais.
•Bugi gangue – seções divertidas de desenho, dicas, jogos e humor, ensina a criança a construir brinquedos bacanas usando materiais do dia a dia.
•Menino maluquinho – traz piada e frase do dia, jogos e papéis de parede, além de historinhas e, na seção Extras, textos especiais, como um sobre o Dia das Crianças, entre outros assuntos.


Esse artigo foi escrito por Gustavo Freitas, Profissional de Tecnologia da Informação, Bacharel em Sistemas de Informação e está cursando pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele já escreveu 757 artigos no GF Soluções.

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.