Hσяα Cєятα.

quinta-feira, julho 15, 2010


Como cuidar da pele das crianças no verão.

0
Estima-se que 80% da radiação solar que uma pessoa toma durante toda a vida ocorra antes dos 18 anos de idade. Apesar de surpreendente, dá para entender esta informação. Meus filhos, por exemplo, brincam no parquinho enquanto eu fico trancafiada no meu consultório. Além de estarem mais tempo expostos ao sol do que os adultos, crianças têm pele mais fina e mais clara – e, portanto, mais sensível.

Como o efeito cancerígeno da radiação UV se soma durante toda a vida, é fácil compreender que a proteção na infância é fundamental. De fato, estudos mostram que a exposição solar excessiva e desprotegida durante a infância se relaciona ao aparecimento de melanoma na vida adulta.

Aproveite o verão sem se esquecer da saúde

Crianças adoram brincar sob o sol, mas é necessário fazê-las entender que isso pode prejudicar sua saúde no futuro. Tudo bem, tarefa impossível. Então a responsabilidade dos cuidados sobra para os pais. Por isso, preste atenção a essas recomendações, ainda mais importantes nesta época de verão:

1. Evite os horários de pico do sol, entre 10h e 16h. Se vocês não saírem da praia ou da piscina nesse horário, estimule seus filhos a brincarem sob um guarda-sol.

2. Use filtro solar com FPS 30, no mínimo, e que proteja contra UVA e UVB. O produto deve ser aplicado antes de sair de casa, em grande quantidade. Se o seu filho for se molhar, use filtro à prova d´água. Reaplique a cada 2 ou 3 horas ou ainda antes se ele suar ou se molhar. Use também protetor labial. Uma dica: se os olhos do seu filho ardem quando o filtro é aplicado perto das pálpebras, experimente usar o protetor labial na pele próxima à pálpebra inferior. Crianças menores de 6 meses não devem usar filtro solar. Mas também não devem ficar expostas diretamente ao sol forte. Se for inevitável sair sob o sol, cubra a pele da criança e use uma sombrinha.

3. Use uma camiseta. Para incrementar a proteção, escolha roupas feitas com tecidos especiais que protegem mais contra os raios ultravioleta.

4. Use um chapéu, de preferência com abas largas e que proteja orelhas e pescoço. Se o seu filho achar fora de moda e não concordar de jeito nenhum, ofereça um boné.

5. Estimule a criança a usar óculos de sol que garanta proteção UV. Além de câncer de pele, o excesso de sol predispõe a catarata. Se seu filho for contra, experimente deixá-lo escolher a armação.

As crianças aprendem com você

Um último conselho: proteja-se você também. Além de diminuir suas chances de envelhecimento precoce e câncer de pele, você estará educando seus filhos. Sirva de modelo e eles irão cooperar mais na hora de cuidar da pele.

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.