Hσяα Cєятα.

segunda-feira, julho 26, 2010


Como arrumar uma mala de viagem.

1










A mala é essencial em uma viagem, mas pode virar um estorvo quando arrumada sem critérios. Não é à toa que no Brasil o utensílio já virou sinônimo para gente chata. Existem alguns truques que ajudam na hora de escolher os pertences e organizá-los no espaço compartimentado, que parece muitas vezes ser insuficiente:

1.Separe objetos de uso obrigatório - óculos, lente de contato, remédios e escova e pasta de dentes - e coloque-os em uma mala de mão, juntamente com passagens, uma muda de roupas para imprevistos, câmera fotográfica e objetos de valor;
2.Embale produtos líquidos em sacos plásticos. Ganhe espaço usando embalagens reduzidas para shampoos, condicionadores e perfumes. Esse cuidado evita que roupas sejam manchadas em caso de vazamentos;
3.Opte por roupas versáteis, que possam ser usadas de dia ou de noite e que permitam combinações;
4.Escolha uma mala com rodinhas. No final da viagem, quando a mala certamente estará mais pesada, elas vão fazer diferença.



Separados os pertencentes, é hora de organizá-los na mala.


1.Embale meias e roupas íntimas em saquinhos de tela ou de pano e coloque-os dentros dos sapatos;
2.Coloque no fundo da mala os sapatos embalados em saquinhos. Opte por levar três pares de sapatos-coringa: um formal, um informal e uma sandália;
3.Coloque as calças sobre os sapatos com as as pernas para fora da mala. Você só vai dobrá-las depois de colocar as outras peças. Elas não ficarão amassadas;
4.Vire casacos e paletós do avesso e, com as mangas para dentro, dobre-os ao ao meio uma vez e coloque-os sobre as calças;
5.Vestidos e saias também vão do avesso, dobrados ao meio, sobre os casacos e os paletós;
6.Enrole camisetas e blusinhas e arrume-as sobre as saias e os vestidos;
7.Enrole os cintos e os acessórios e coloque-os nos vãos livres. Se a viagem for de avião, não esqueça de colocar também os objetos pontiagudos embalados: alicates, tesourinha e lâmina de barbear;
8.Agora dobre as pernas das calças que estavam para fora, cobrindo assim todas as coisas colocadas na mala.

Dicas


•Roupas sujas devem ser colocadas em saquinhos para não se misturarem às sem uso;
•Leve uma caixinha de costura bem pequena, para pregar um botão que soltou ou disfarçar aquele furinho que você não havia notado antes;
•Personalize a mala, colocando uma etiqueta de identificação ou uma fita colorida, para que ela seja reconhecida facilmente no local de desembarque.


Outro artigo...


Além do incômodo ao levar tantas peças, Mirtes eventualmente precisa lidar com o pagamento de excesso de bagagem nos aeroportos. "Começo planejando duas roupas para cada dia de viagem, mas vou pegando uma pecinha aqui, outra ali, sempre acho que pode acontecer um imprevisto e vou abastecendo", conta.


A empresária diz que nunca usa tudo o que acaba levando e que se "doutrinou" a não sentir falta de nada e contar somente com o que está levando. "Gosto de ter opções porque no dia a dia me visto de acordo com meu estado de espírito e quando quero levar esse estilo para as viagens, esbarro na mala cheia", afirma. "Quando vejo que vou ter dificuldade em fechá-la, é a hora da verdade e pode até ser a hora do estresse, do suor, da vontade de parar tudo. Normalmente paro mesmo e volto depois para refazer a mala. Tiro algumas coisas e me dou por vencida mais pelo cansaço do que tomada pelo espírito de praticidade propriamente dito."


A consultora de moda Bia Kawasaki explica que a melhor técnica antes de arrumar as malas é colocar na cama tudo o que pretende levar e selecionar os itens.


"Escolha cores que combinem entre si, como o preto, e invista em acessórios e lenços, que não pesam na mala e criam looks diferentes", explica Bia.


Quanto aos sapatos, saltos médios meia-pata, tipo peep toes na cor preta são muito versáteis tanto para o dia quanto para a noite. "Vale a mesma regra para o pretinho básico. Dependendo dos acessórios, ele pode servir tanto para a noite quanto para o dia. Durante o dia com jeans e sapatilha e à noite com meia e sapato", ensina a estilista Maria Zeli.


A bolsa também pode ser na versão com alça mais comprida e mais curta. "À noite você pode usar a bolsa com a alça mais curta e durante o dia pendurá-la estilo carteiro com a alça mais longa", explica Maria.


Confira a seguir as dicas das especialistas Bia e Maria sobre como organizar as malas sem se estressar.


Passo a passo


Se possível, leve duas malas: uma para roupas e outra para sapatos. Caso contrário, leve apenas uma e os sapatos vão embalados em saquinhos no fundo da mala. Confira a ordem, começando do fundo da mala para a tampa:


1º - Sapatos embalados em saquinhos.


2º - Bermudas, calças, peças pesadas. Dobrá-las o menos possível. Coloque no sentido vai e vem: cós da segunda calça com os pés da primeira para não fazer muito volume.


3º - Saias e outras peças mais leves.


4º - Camisetas de algodão e tudo que não amasse. Dobre em rolinhos e encaixe entre os vãos dos sapatos. O mesmo vale para meias e lingerie, que podem ir organizadas em envelopes vendidos em casas de embalagens.


5º - Blazers e jaquetas bem esticadas.


6º - Camisas que amassam muito devem ser dobradas no sentido horizontal. Guarde-as em sacos grossos de plástico tamanho A3, também vendidos em lojas de embalagens, para não amassar. As camisas e os vestidos mais delicados são os últimos.

7º - Os produtos de higiene podem ir divididos em nécessaires e espalhados no meio, entre os vãos.

Dicas

- Sempre guarde os líquidos em saquinhos, mesmo dentro de nécessaires, caso algum deles estoure.

- O que for volumoso e duro, como secador ou ferro de passar roupa para viagem, deve ir no fundo da mala, junto com os sapatos. Tome o devido cuidado para não haver choque entre um item e outro e correr o risco de quebrá-los.

- Leve sempre uma mala de mão com uma troca de roupa, caso sua mala extravie no aeroporto.

- Leve os objetos de valor sempre com você.

- Se viajar para lugares frios, leve leggings e blusinhas térmicas para usar por baixo, que não fazem volume e esquentam.

- Informe-se o máximo possível sobre a viagem: clima, costumes, programação, para saber escolher que roupas levar. No caso de um cruzeiro, redobre a atenção porque o número de compromissos é maior.

Manutenção das roupas

- Lavagem no hotel: peças levinhas e roupa íntima podem ser lavadas durante o banho. No caso de roupas mais pesadas, como calças jeans e casacos, umedeça um pano com varsol e aplique nas axilas e no cavalo. A técnica limpa e elimina odores.

- Para desamassar uma peça: pendure em um cabide e coloque no banheiro. O vapor durante o banho deixará a roupa mais lisa.

O que não levar

- Roupão de banho: faz volume e é perfeitamente dispensável.

- Toalha de banho: os hotéis oferecem esse item.

- Roupas que só dão para usar uma única vez e não combinam entre si.

- Sapato novo: não deixe para estreá-lo durante a viagem. Você pode acabar com o pé machucado e sem uma opção de calçado.

Gostou?
então Boa Viagem...

1 comentários:

Andréa Casagrande disse...

Dri passa o meu blog do DT para suas amigas que são evangélicas, ahhh e só para mulheres tbm, bjin Déia

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.