Hσяα Cєятα.

sábado, outubro 23, 2010


Sintomas da Gravidez(Será que estou Grávida?)

0


Quantas mulheres já não se fizeram esta pergunta antes?



Quais são os primeiros sintomas de gravidez e quais os melhores testes para diagnosticá-la ?

Para começo de conversa, o método mais confiável para diagnosticar uma gravidez é a dosagem sanguínea de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Costumamos dosar a fração beta do hCG (beta hCG).

Os níveis de beta hCG começam a subir após 8 dias da fecundação, exatamente após a implantação do ovo (espermatozóide + óvulo) no útero.

- Valores de hCG abaixo de 5 mIU/ml são negativos


- Entre 5 e 25 mIU/ml são indefinidos e podem significar gravidez muito recente. Deve-se repetir o teste em 3 dias.


- Valores acima de 25 mIU/ml indicam gravidez.
Durante os primeiros 30 dias, o valor do beta hCG quase que dobra a cada 24-48 horas, podendo chegar até 150.000 mIU/ml na 10ª semana de gestação. Depois disso, o seu valor cai, estabilizando-se ao redor das 10.000 mIU/ml.

A hCG é dosada em laboratórios e a maioria das mulheres prefere métodos mais confortáveis que possam ser feitos em casa e sem a necessidade de agulhas para colher sangue.

Por isso, desde a década de 1970 existem testes de gravidez caseiros. São nada mais do fitas que detectam a presença do hCG na urina.

Como as concentrações de hCG na urina são menores que no sangue, os testes caseiros demoram um pouco mais para ficarem positivos. Enquanto que o beta hCG sanguíneo pode estar positivo já no primeiro dia de atraso menstrual, os teste com beta hCG urinário são melhores quando feitos após 1 ou 2 semanas de atraso, para se evitar falsos negativos. Quanto mais tempo se passar após a concepção, maior o nível de hCG sanguíneo, e consequentemente, maior será também o nível urinário. Após 1-2 semanas de falha do período, a sensibilidade dos testes caseiros chega a 99%.

Em geral, pode-se fazer o teste de farmácia já no primeiro dia de atraso menstrual, porém, deve-se ter em mente o risco de resultado falso negativo pela precocidade do exame. Portanto, se for negativo é necessário repeti-lo após 1 semana caso a menstruação continue atrasada.

Em gestações mais avançadas pode-se identificar o saco gestacional a partir da 5ª e 7ª semanas através do ultra-som (ecografia) transvaginal ou abdominal, respectivamente.

Por incrível que pareça algumas mulheres só procuram o diagnóstico após fases avançadas da gestação. Às vezes, a gravidez está tão evidente que conseguimos identificá-la através do exame físico. Com 12 semanas o útero começa a ficar palpável e após 20 semanas, já podemos identificar os batimentos cardíacos do feto com o estetoscópio (que ficam em torno dos 160 batimentos por minutos, muito mais rápido que os da mãe), assim como perceber seus movimentos através da palpação abdominal.

O diagnóstico precoce da gravidez é importante para se começar logo o atendimento pré-natal. Além do controle da pressão arterial e dos níveis de glicose, o reconhecimento de uma gestação é importante para se evitar ingestão de álcool e medicamentos que possam ser danosos ao feto.

É sempre bom lembrar que o uso correto de anticoncepcionais confere uma proteção com eficiência maior que 99%. Se você toma a pílula de forma correta, a chance de ficar grávida é quase nula.



E afinal, quais são os sintomas de uma gravidez ?



a.) Sintomas de Gravidez
Atraso menstrual..
O mais óbvio é o atraso menstrual. Toda mulher em idade fértil, sexualmente ativa, com atraso no período maior que 1 semana deve pensar em gravidez. Nas mulheres com ciclos irregulares, essas falhas são mais difíceis de se avaliar.


Outro problema é o fato de algumas grávidas apresentarem pequenos sangramentos cíclicos nos primeiros meses de gestação, levando-as a pensar se tratar apenas de uma menstruação mais fraca. Também existe a possibilidade de pequeno sangramento durante a implantação do ovo fertilizado na parede do útero. Essa implantação ocorre normalmente 10 a 14 dias após a fertilização, mais ou menos na época que a menstruação deveria vir, podendo também causar confusão.


b.) Sintomas de Gravidez
Náuseas e vômitos
Um sintoma clássico de gravidez são as náuseas e vômitos durante a 6ª e 12ª semanas de gestação. O quadro tende a ser pior de manhã e melhorar durante o dia.
Se também houver sintomas como diarréia, intensas cólicas ou febre, outras causas devem ser investigadas.


c.) Sintomas de Gravidez
Seios doloridos e inchados


O hCG e o aumento de estrogênio e progesterona promovem a estimulação das glândulas mamárias, levando ao aumento do volume dos seios, dor local e o escurecimento do mamilo. Em algumas mulheres esta alteração é precoce, enquanto outras só notam alterações nos seios após algumas semanas de atraso menstrual.

d.) Sintomas de Gravidez
Cansaço

Mais comum no primeiro trimestre, a fadiga é provavelmente causada pelo aumento nos níveis de progesterona. Mulheres que praticam exercícios regularmente começam a notar uma diminuição na sua resistência, não tolerando a mesma carga de exercícios que fazia anteriormente.


e.) Sintomas de Gravidez
Urina frequente

Uma vontade frequente de urinar, normalmente associado com interrupção do sono e necessidade de se levantar a noite para fazer xixi são comuns. Isto acontece per alterações à nível renal, principalmente pelo aumento da excreção de sódio.

f.) Sintomas de Gravidez
Outros sintomas comuns;

- Desejos e aversões alimentares

- Mudanças de humor

- Constipação intestinal

- Azia

- Tonturas

- Dores de cabeça

- Dor lombar

Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/06/sintomas-de-gravidez-teste-de-gravidez.html#ixzz13BMwvMJJ






















 






 

















 

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.