Hσяα Cєятα.

quinta-feira, março 31, 2011


CELULITE ( Causas e Tratamento .)

0


A celulite, aquelas indesejadas irregularidades na pele que proporcionam uma aparência semelhante a casca de laranja, recebe o nome em medicina de hidrolipodistrofia ginóide. Neste texto vamos explicar como surge a celulite e quais as opções de tratamento que apresentam evidências científicas.


Antes é preciso desfazer uma pequena confusão. O termo celulite pode ser usado para duas doenças distintas:


1. hidrolipodistrofia ginóide, assunto deste texto, que é muito mais um problema estético do que propriamente uma doença


2. Celulite, infecção da pele, que é uma infecção bacteriana semelhante à erisipela. Este tipo de celulite já foi abordada no texto: ERISIPELA, CELULITE- Sintomas e tratamento:



O termo celulite para a hidrolipodistrofia ginóide não é o mais adequado uma vez que não há inflamação do tecido subcutâneo como o sufixo "ite" sugere. Porém, como o termo está consagrado pelo uso e é bem mais fácil de ser dito e escrito, ele será usado neste texto.






O que é a celulite?






Como surge a celulite :


A celulite se caracteriza por irregularidades na pele, tipo ondulações, causadas por desarranjos na anatomia do tecido subcutâneo.


Sob nossa pele há sempre uma placa de tecido adiposo (gordura), que pode ser maior ou menor dependendo da região e o do estado nutricional do indivíduo. Abaixo da gordura encontra-se o músculo, que fica conectado à pele por fibras elásticas de tecido conjuntivo que atravessam o tecido gorduroso.


Quando estas fibras conectivas apresentam baixa elasticidade e ao mesmo tempo há um acúmulo de gordura nesta região, a pele torna-se irregular. Isto ocorre porque as fibras tracionam a pele em direção ao músculo enquanto que a gordura a empurra para cima. Veja ilustração ao lado para entender melhor este mecanismo. A celulite é, portanto, uma especie de herniação da gordura em direção à pele.


A celulite surge mais frequentemente em regiões que acumulam gordura com facilidade, como quadril, coxas, nádegas e barriga. A celulite ocorre mais em pessoas obesas ou com sobrepeso, porém também pode surgir em pessoas magras. Quanto menor for a elasticidade do subcutâneo, menor a quantidade de gordura que precisa se acumular para causar as ondulaçãos. O acúmulo de líquidos e o modo com que a gordura se distribui no tecido também influenciam no aparecimento destas irregularidades.


Fatores de risco para celulite:
A celulite é muito mais comum em mulheres do que em homens; estima-se que até 90% das mulheres sofram com esse problema em algum grau. Possivelmente esta discrepância entre os sexos é causada pelo estrogênio e pelas características do tecido conectivo masculino, que dificulta a herniação da gordura. Além destes fatores, também aumentam o risco de celulite o(a):

- Idade


- História familiar


- Cigarro (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO
Tratamento do tabagismo)


- Excesso de peso


- Sedentarismo


- Dieta rica em sal, gorduras e carboidratos


- Pouca ingestão de líquidos


- Estresse


Classificação da celulite:


Celulite grau 1:
não há irregularidades visíveis quando o paciente está deitado ou em pé, mas as alterações podem ser vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração da musculatura local.


Celulite grau 2:
celulite visível, com aspecto em pele de laranja evidente sem nenhuma compressão da pele. À palpação, é possível notar a presença de pequenos nódulos.


Celulite grau 3:
as alterações descritas em 2 estão associadas a sobrelevações e nodulações visíveis.


Tratamento da celulite :

Como ainda não conseguimos explicar bem todos os mecanismos que causam o aparecimento da celulite, existem no mercado centenas de tratamentos ineficazes baseados em teorias sem nenhum embasamento científico. Além disso, a celulite não é uma doença, é uma alteração normal do tecido subcutâneo feminino, que, por imposição de uma sociedade amplamente machista, tornou-se um incômodo para as mulheres. O fato é que até o momento não há tecnologia disponível que possa corrigir as alterações estruturais do tecido adiposo feminino e da derme profunda, ou seja, não há tratamento 100% efetivo nem milagroso.
A medicina estética é uma das áreas que mais cresce financeiramente, o que atrai muito grupos que oferecem tratamentos sem comprovação científica ou baseados em estudos de qualidade duvidosa. Atualmente existem tantos tratamento para a celulite que é impraticável discutir todos neste texto. Vamos nas próximas linhas fazer uma rápida revisão do que há de mais comum no mercado.
Cremes anti-celulite:
A imensa maioria dos cremes contra celulite não funciona, e mesmo os que apresentam algum efeito, o fazem de modo discreto. Os cremes que apresentam alguma comprovação de resultados são os que contém retinoides ou metilxantinas. Sozinhos, porém, quase não trazem benefícios.


Suplementos alimentares para celulite:
Existem centenas de produtos ditos naturais alegando possuir substâncias com propriedades anti-celulite. Normalmente estes produtos dizem ajudar a eliminar toxinas, reduzir retenção de líquidos, aumentar o metabolismo das gorduras, melhorar circulação etc... Não existe nenhum suplemento ou produto tomado por via oral que comprovadamente tenha algum efeito sobre a celulite.


Também não existe dieta específica para celulite, com alimentos selecionados que supostamente agiriam diretamente contra o problema. A dieta preconizada para celulite é a dieta saudável indicada para todos: evitar excessos de sódio, gorduras saturadas e carboidratos.


Massagem para celulite:
As massagens e drenagem linfática apresentam poucos efeitos sobre a celulite. No década de 90 foi desenvolvida na França um aparelho batizado de Endermologie®, voltado para realizar uma espécie de massagem nas áreas afetadas pela celulite. O produto foi aprovado pelo FDA (ANVISA nos EUA) como uma opção para o alívio temporário da celulite. O aparelho basicamente massageia a pele de modo a redistribuir a gordura, levando a uma melhora temporária no aspecto da pele. Se suspenso o tratamento, a celulite volta a aparecer como antes.
Laser para celulite :
O uso do Laser para o tratamento da celulite tem ganhado atenção nos últimos anos. Ainda há controvérsias sobre sua eficácia, pois os atuais trabalhos científicos sofrem muitos questionamento em relação a sua metodologia. Existem também técnicas que associam o uso de Laser com ondas de radiofrequência e massagens. O fato é que, assim como nas massagens, a melhora também é temporária e o tratamento precisa ser feito com regularidade, tornando-o muito caro e consumindo muito tempo.


Mesoterapia para celulite:


A mesoterapia é um tratameno que envolve a injeção de substâncias diretamente no tecido afetado com o objetivo de “desfazer” a celulite e ajudar na eliminação da gordura localizada. Esta é uma técnica polêmica, pois envolve diferentes métodos e substâncias, sendo que nenhuma delas foi devidamente estudada em ensaios clínicos importantes. Existe, inclusive, o risco de efeitos colaterais dependendo da substância que for administrada. A falta de estudos sobre eficácia e, principalmente, a segurança do procedimento são os principais problemas deste tratamento.


Liposucção para celulite:


A liposucção ou a lipoaspiração simples não funcionam para a celulite, podendo até piorar o quadro, aumentando as irregularidades na pele. Porém a liberação das traves fibrosas com cânulas especiais (subcisão), seguidas da lipoenxertia (injeção de gordura lipoaspirada da própria paciente na depressão da celulite) apresenta bons resultados, ainda mais quando associada a outras modalidades terapêuticas. Assim como os outros métodos, não proporciona a cura da celulite, mas atenua bastante. Esta técnica deve ser feita com cirurgião plástico competente. Evite técnicas que prometam milagres e, principalmente, evite profissionais não reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (leia: LIPOASPIRAÇÃO
HIDROLIPO, MINI LIPO e LIPOLIGHT).


Afinal, como se livrar das celulites?


Infelizmente ainda não existe um tratamento eficaz para resolver o problema das celulites. Atualmente os melhores resultados ocorrem com a associação de cremes, massagem e a terapia com Laser. Entretanto, como já explicado, são melhoras parciais e temporárias, que levam a um grande consumo de dinheiro e tempo.







0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.