Hσяα Cєятα.

terça-feira, outubro 25, 2011


O que é ser deficiente?

0


Ola, Amigas Blogueiras !!!
Hoje vim falar de um site que achei, Maravilhoso...e um artigo sobre Acessibilidade.
Confiram.-----------
Poder ir a todos os lugares sem se preocupar com a acessibilidade. Essa idéia ainda é difícil de se tornar uma realidade por motivos óbvios e que se fazem presente na sociedade.

Poder ir a qualquer lugar, dentro dos parâmetros da Lei, é um direito de todo cidadão brasileiro, em território nacional.
Se alguém falar contrario a isso, falta com a verdade!
Chegar a um prédio público ou privado e não conseguir acessá-lo por falta de uma infraestrutura adequada passa a ser um caso de “vergonha” ao proprietário do estabelecimento.
Mais vergonha ainda quando, apesar de não houver acessibilidade, não há vontade dos proprietários em providenciar essa acessibilidade.
Muitas vezes visando apenas lucros econômicos e ou motivos para afastar pessoas com deficiência dos ambientes sociais.
Sabe-se que algumas companhias aéreas quando são informadas que pessoas com deficiência vão viajar em seus aviões perguntam a essas pessoas se a deficiência pode ser constrangedora para outros passageiros. Se eu pudesse comentar de forma essa matéria, eu diria que isso é um ABSURDO!!!
Muitas situações que podem melhorar a vida da pessoa com deficiência são informadas aos responsáveis pelos ambientes onde uma pessoa com deficiência passa ou visite.
Um desses casos são as calçadas das cidades que continua totalmente irregular prejudicando o Direito de ir e vir do cidadão.
O amigo leitor pode estar perguntando: Paulo, você quer dizer “o direito de ir e vir do cidadão com deficiência”, certo?
Errado! Eu falo do direito do cidadão, pura e simples.
Independente de a pessoa ter uma deficiência ou não, o seu direito está assegurado por lei e não importa mais a sua condição social, física, religiosa ou racial.
Se um lugar não pode receber a todas as pessoas, então esse lugar é deficiente e não a pessoa que vai até ele.
Promover a acessibilidade não faz do proprietário do estabelecimento um herói ou um homem de grandes princípios morais apenas, mais principalmente o torna uma pessoa contemporânea, que vive uma realidade social e econômica.
Chegamos ao ponto crucial desse texto; O que é ser deficiente?
Deficiente é não poder atender as necessidades de todas as pessoas por inúmeros motivos sendo eles alguns listados aqui:
- Não ter competência para desenvolver projetos arquitetônicos adequados a nova realidade mundial;
- Não ter competência para aceitar os projetos arquitetônicos desenvolvidos para a nova realidade mundial;
- Ter preconceito diante das diferenças socioculturais e econômicas;
- Não ter a sensibilidade de observar que ninguém está sozinho no mundo, apesar sermos indivíduos únicos e que apesar de algumas semelhanças nunca seremos iguais a outra pessoa.
Esses são só alguns motivos. Se procurarmos em nosso intimo descobriremos outros péssimos motivos nos levam a sermos pessoas com deficiência, Moral!

Por Paulo Generoso------------
Do Site: http://www.acessibilidadetotal.com.br/o-que-e-ser-deficiente/

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.