Hσяα Cєятα.

quarta-feira, agosto 18, 2010


O verdadeiro significado da Santa Ceia!

0

Porque Paulo disse “Comer Indignamente”?




Como saberemos que o nosso comer e o beber é indigno? (1 Co 11). Os Coríntios estavam celebrando a ceia apenas como uma refeição qualquer (v.20), fazendo dela uma ocasião para comer e beber (v.21,22). O apóstolo traz à memória deles a origem da ordenança e a solene ocasião em que foi instituída ("na noite em que foi traído") para mostrar que não era algo qualquer. Ele ainda mostra que a celebração é em memória de Cristo morto, do corpo e do sangue do Senhor (v.25,26).



Ora, qualquer pessoa que não tenha estas coisas em mente ao participar da ceia, estará comendo e bebendo indignamente. Estará, como os Coríntios, considerando aquela apenas uma simples refeição, razão pela qual estavam recebendo juízo sobre si mesmos (v.30). Comer indignamente, não discernindo o corpo do Senhor, é, portanto, fazer da ceia algo qualquer e corriqueiro.



Quanto a julgar-se a si mesmo na Ceia, ao nos julgarmos a nós mesmos, reconhecemos que somos, por nossos méritos, indignos de estar ali participando dos símbolos do corpo e do sangue de Cristo. Mas, ao mesmo tempo, entendemos que Deus nos tornou dignos pela obra de Cristo e, portanto, estamos ali pela graça. O juízo próprio sempre nos leva a nos considerarmos nada e Deus tudo. O julgamento próprio na Ceia não é para deixar de comer, mas para comer. "E assim (julgado), coma."



Muitos lideres aprisionam pessoas dizendo que se elas tem um vicio ou pecado, ela não pode participar e se participar será condenada. isso é um engano pois não encontramos na instituição da ceia e nem nas considerações do apostolo Paulo nenhuma menção nesse sentido.



A ceia do Senhor é a renovação da nossa aliança com Deus portando se entendemos o sacrifício de Cristo na cruz somos dignos (o fato de entendermos o significado da ceia, nos torna dignos. ) estamos apto para participar da Santa Ceia.





Elizeu Fagundes

Ministro da Palavra e Professor de E.B.D...

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.