Hσяα Cєятα.

terça-feira, novembro 09, 2010


O que é Dislexia?

0


Entender como aprendemos e o porquê de muitas pessoas inteligentes e, até, geniais experimentarem dificuldades paralelas em seu caminho diferencial do aprendizado, é desafio que a Ciência vem deslindando paulatinamente, em130 anos de pesquisas. E com o avanço tecnológico de nossos dias, com destaque ao apoio da técnica de ressonância magnética funcional, as conquistas dos últimos dez anos têm trazido respostas significativas sobre o que é Dislexia.



A complexidade do entendimento do que é Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano: de quem somos; do que é Memória e Pensamento- Pensamento e Linguagem; de como aprendemos e do por quê podemos encontrar facilidades até geniais, mescladas de dificuldades até básicas em nosso processo individual de aprendizado. O maior problema para assimilarmos esta realidade está no conceito arcaico de que: "quem é bom, é bom em tudo"; isto é, a pessoa, porque inteligente, tem que saber tudo e ser habilidosa em tudo o que faz. Posição equivocada que Howard Gardner aprofundou com excepcional mestria, em suas pesquisas e estudos registrados, especialmente, em sua obra Inteligências Múltiplas. Insight que ele transformou em pesquisa cientificamente comprovada, que o alçou à posição de um dos maiores educadores de todos os tempos.

A evolução progressiva de entendimento do que é Disléxia, resultante do trabalho cooperativo de mentes brilhantes que têm-se doado em persistentes estudos, tem marcadores claros do progresso que vem sendo conquistado. Durante esse longo período de pesquisas que transcende gerações, o desencontro de opiniões sobre o que é Dislexia redundou em mais de cem nomes para designar essas específicas dificuldades de aprendizado, e em cerca de 40 definições, sem que nenhuma delas tenha sido universalmente aceita. Recentemente, porém, no entrelaçamento de descobertas realizadas por diferentes áreas relacionadas aos campos da Educação e da Saúde, foram surgindo respostas importantes e conclusivas, como:

que Dislexia tem base neurológica, e que existe uma incidência expressiva de fator genético em suas causas, transmitido por um gene de uma pequena ramificação do cromossomo # 6 que, por ser dominante, torna Dislexia altamente hereditária, o que justifica que se repita nas mesmas famílias;


que o disléxico tem mais desenvolvida área específica de seu hemisfério cerebral lateral-direito do que leitores normais. Condição que, segundo estudiosos, justificaria seus "dons" como expressão significativa desse potencial, que está relacionado à sensibilidade, artes, atletismo, mecânica, visualização em 3 dimenões, criatividade na solução de problemas e habilidades intuitivas;


que, embora existindo disléxicos ganhadores de medalha olímpica em esportes, a maioria deles apresenta imaturidade psicomotora ou conflito em sua dominância e colaboração hemisférica cerebral direita-esquerda. Dentre estes, há um grande exemplo brasileiro que, embora somente com sua autorização pessoal poderíamos declinar o seu nome, ele que é uma de nossas mentes mais brilhantes e criativas no campo da mídia, declarou: "Não sei por que, mas quem me conhece também sabe que não tenho domínio motor que me dê a capacidade de, por exemplo, apertar um simples parafuso";

que, com a conquista científica de uma avaliação mais clara da dinâmica de comando cerebral em Dislexia, pesquisadores da equipe da Dra. Sally Shaywitz, da Yale University, anunciaram, recentemente, uma significativa descoberta neurofisiológica, que justifica ser a falta de consciência fonológica do disléxico, a determinante mais forte da probabilidade de sua falência no aprendizado da leitura;

que o Dr. Breitmeyer descobriu que há dois mecanismos inter-relacionados no ato de ler: o mecanismo de fixação visual e o mecanismo de transição ocular que, mais tarde, foram estudados pelo Dr. William Lovegrove e seus colaboradores, e demonstraram que crianças disléxicas e não-disléxicas não apresentaram diferença na fixação visual ao ler; mas que os disléxicos, porém, encontraram dificuldades significativas em seu mecanismo de transição no correr dos olhos, em seu ato de mudança de foco de uma sílaba à seguinte, fazendo com que a palavra passasse a ser percebida, visualmente, como se estivesse borrada, com traçado carregado e sobreposto. Sensação que dificultava a discriminação visual das letras que formavam a palavra escrita. Como bem figura uma educadora e especialista alemã, "... É como se as palavras dançassem e pulassem diante dos olhos do disléxico".


A dificuldade de conhecimento e de definição do que é Dislexia, faz com que se tenha criado um mundo tão diversificado de informações, que confunde e desinforma. Além do que a mídia, no Brasil, as poucas vezes em que aborda esse grave problema, somente o faz de maneira parcial, quando não de forma inadequada e, mesmo, fora do contexto global das descobertas atuais da Ciência.


Dislexia é causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que, por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou na informação imprecisa, não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado.


Hoje, os mais abrangentes e sérios estudos a respeito desse assunto, registram 20% da população americana como disléxica, com a observação adicional: "existem muitos disléxicos não diagnosticados em nosso país". Para sublinhar, de cada 10 alunos em sala de aula, dois são disléxicos, com algum grau significativo de dificuldades. Graus leves, embora importantes, não costumam sequer ser considerados.

Também para realçar a grande importância da posição do disléxico em sala de aula cabe, além de considerar o seríssimo problema da violência infanto-juvenil, citar o lamentável fenômeno do suicídio de crianças que, nos USA, traz o gravíssimo registro de que 40 (quarenta) crianças se suicidam todos os dias, naquele país. E que dificuldades na escola e decepção que eles não gostariam de dar a seus pais estão citadas entre as causas determinantes dessa tragédia.


Ainda é de extrema relevância considerar estudos americanos, que provam ser de 70% a 80% o número de jovens delinqüentes nos USA, que apresentam algum tipo de dificuldades de aprendizado. E que também é comum que crimes violentos sejam praticados por pessoas que têm dificuldades para ler. E quando, na prisão, eles aprendem a ler, seu nível de agressividade diminui consideravelmente.


O Dr. Norman Geschwind, M.D., professor de Neurologia da Harvard Medical School; professor de Psicologia do MIT - Massachussets Institute of Tecnology; diretor da Unidade de Neurologia do Beth Israel Hospital, em Boston, MA, pesquisador lúcido e perseverante que assumiu a direção da pesquisa neurológica em Dislexia, após a morte do pesquisador pioneiro, o Dr. Samuel Orton, afirma que a falta de consenso no entendimento do que é Dislexia, começou a partir da decodificação do termo criado para nomear essas específicas dificuldades de aprendizado; que foi elegido o significado latino dys, como dificuldade; e lexia, como palavra. Mas que é na decodificação do sentido da derivação grega de Dislexia, que está a significação intrínsica do termo: dys, significando imperfeito como disfunção, isto é, uma função anormal ou prejudicada; e lexia que, do grego, dá significação mais ampla ao termo palavra, isto é, como Linguagem em seu sentido abrangente.

Por toda complexidade do que, realmente, é Dislexia; por muita contradição derivada de diferentes focos e ângulos pessoais e profissionais de visão; porque os caminhos de descobertas científicas que trazem respostas sobre essas específicas dificuldades de aprendizado têm sido longos e extremamente laboriosos, necessitando, sempre, de consenso, é imprescindível um olhar humano, lógico e lúcido para o entendimento maior do que é Dislexia.

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.


Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente...






segunda-feira, novembro 08, 2010


Como éramos Felizes.

0

Responda uma coisa

Você que teve sua infância durante os anos 60, 70 ...

Como pôde sobreviver?
 


Afinal de contas...

Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!!



Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra!


E isso não era perigoso!





As camas tinham grades e os brinquedos eram multicores com pecinhas que se soltavam ou no mínimo pintados com umas tintas “duvidosas“ contendo chumbo ou outro veneno qualquer.


Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos,


detergentes ou químicos domésticos.


A gente andava de bicicleta para lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras...



Bebíamos água de filtro de barro, da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas ¨esterilizadas¨.


Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater recordes de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham economizado a sola dos sapatos, que eram usados como freios...E estavam descalços...



Depois de alguns acidentes...
 
Todos os problemas estavam resolvidos!
 
Iamos brincar na rua com uma única condição:  voltar para casa ao anoitecer. Não havia celulares... E nossos pais não sabiam onde estávamos!Era incrível!
Tinhamos aulas dó de manhã,e íamos almoçar em casa...
Quando tinhamos piolho,usavamos Neocid em pó.

Braço no gessos, dentes partidos, joelhos ralados, cabeça lascada
Alguém se queixava disso?

Todos tinham razão, menos nós ...
Comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com o (perigoso) açúcar. Não se falava de obesidade,

brincávamos sempre na rua e éramos super ativos ...
Dividíamos com nossos amigos uma Tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso ....



Nada de Playstations, Nintendo 64, X boxes, jogos de Vídeo ,
Internet por satélite,
Video cassete e DVD


Dolby surround,
Celular com câmera
Computador
Chats na Internet ...
Só amigos.



Quem não teve um cachorro Rin Tin Tin?



Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum!



Banho quente? Xampú?


Que nada! No quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem) sabão (em barra) de lavar roupa!


Algum cachorro morreu ou adoeceu por causa disso?



 
A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.

É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados ... ninguém ficava frustrado e nem era o “FIM DO MUNDO“!

Na escola tinha bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos superdotados, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!





As nossas festas eram animadas por radiolas com agulhas de diamantes deslizando sobre os discos de vinil, luz negra e um delicioso coquetel  feito de groselha e maçã em cubinhos

Tínhamos:
 Liberdade,

Fracassos,
Sucessos eDeveres.
...e aprendíamos a lidar com cada um deles!


A única verdadeira questão é:

como a gente conseguiu sobreviver? E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa

personalidade?

Como eramos Felizessssssssssss.

 
 













sexta-feira, novembro 05, 2010


Filme que eu Recomendo.

0
O Fazendeiro e Deus do diretor Regardt Van Den Bergh. É um filme emocionante, onde vemos uma grande história real de um testemunho de mudança de vida de um fazendeiro da África, onde nos momentos difíceis ele encontra o Grande Criador.



Africa do Sul - Angus Buchan é um fazendeiro de origem escocesa, muito trabalhador, dedicado à mulher e aos filhos, mas violento diante das contrariedades. Quando a situação em Zâmbia fica perigosa, ele decide mudar-se para KwaZulu Natal e recomeçar do zero. Morando num trailer, com a ajuda de Simeon Bhengu, um zulu que se oferece para o trabalho, a família Buchan luta para instalar-se nesta nova terra. À medida em que as dificuldades se avolumam, Angus mergulha num misto de medo, furia e desespero. Neste momento ele é convidado para uma reunião de agricultores na Igreja Metodista local. Como consequência, em vez de riqueza, o fazendeiro passa a buscar Deus, e encontra a felicidade, a paz e o sucesso.



"O Fazendeiro e Deus" baseia-se na história real de Angus Buchan, que se tornou um pregador da palavra de Deus ao redor do mundo, enquanto sua família e Simeon Bhengu tocam a bem-sucedida fazenda Shalom, na África do Sul. Angus compara a fé em Deus à cultura de batatas, que permanecem invisíveis até o momento da colheita.




Classificação: Livre


Diretor: Regardt van den Bergh

Música: Grant Innes McLachlan

Fotografia: Dave Aenmey

Elenco: Frank Rautenbach, Jeanne Neilson, Hamilton Dlamini, Sean Cameron Michael.

Eu recomendo assistirem á este Filme:
Fé, Determinação,são os temperos para quem quer aprender um pouco mais,Um prato cheio.
Deus abençoe á todos...
 
 

quinta-feira, novembro 04, 2010


Água ou Coca-Cola?

0
Água.
Um copo de água corta a sensação de fome durante á noite para quase 100% das pessoas em regime:
É o que mostra um estudo na Universidade de Washington.

Falta de água é o factor n.º1 da causa de fadiga durante o dia.

Estudos preliminares indicam que de 8  a 10 copos de água por dia ,poderiam aliviar significamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.

Uma mera redução de 2% de água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo,problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa.

Beber 5 copos de água por dia , diminui o risco de :
-Câncer no cólon em 45%.
-Pode  diminuir o risco de Câncer de mama em 79%.
-E em 50% a probabilidade de se desenvolver Câncer na bexiga.

Você esta bebendo a quantidade de água que deveria,todos os dias?




Coca-Cola.

Em muitos estados nos EUA , as patrulhas  rodoviárias carregam 2 galões de Coca -Cola no porta -bagagens,para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.

Se você colocar  um osso numa tigela com Coca-Cola ,ele  se dissolverá em 2 dias .

Para limpar casas de banho:
despeje uma lata de Coca-Cola dentro do vaso e deixe a  coisa  decantar  por uma hora e então dê descarga.


O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça .

Para remover pontos de ferrugem  dos Pára -Choques cromados  de automóveis , esfregue o Pára -choques com um chumaço  de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola.

Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis , despeje uma lata  de Coca-Cola  sobre os terminais  e deixe efervescer  sobre a corrosão.

Para soltar um parafuso emperrado por corrosão,aplique um pano encharcado com Coca-Cola  sobre o parafuso,enferrujado ,por vários minutos.


Para remover manchas de graxa  das roupas despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas : adicione detergente .
A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa.

A Coca-Cola também ajuda a limpar o embaciamento do Pára-Brisas  do seu carro.

Para sua informação :
O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico .Seu PH é 2,8.
Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias.

O Ácido Fosfórico  também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento de Osteoporose.

Há alguns anos fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de Osteoporose em crianças a partir de 10 anos (Pré Adolescentes).
RESULTADO:
Excesso de Coca-Cola ,por falta de orientação dos Pais .

Para transportar xarope Coca-Cola  ,os caminhões comerciais são identificados com a placa de :Material Perigoso.,que é reservado para o transporte  de materiais altamente corrosivos .


Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a Coca para limpar os motores de seus caminhões  há pelo menos 20 anos .


Mais um detalhe:

A Coca Light, tem sido considerada  cada vez mais pelos médicos  e pesquisadores ,como uma bomba de efeito retardado , por causa da combinação Coca + Aspartame ,suspeito de causar Lúpus e doença s degenerativas  do sistema nervoso .

A pergunta é:

Você gostaria de um copo de Água ,ou de um copo de Coca-Cola?

Fica aqui o Alerta!








Em muitos estados nos “EUA”,       as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de  ‘Coca-Cola’  no  porta-bagagens,  para serem usados na remoção de sangue     na estrada depois de um acidente. 

Estudos preliminares indicam que de   8 a 10 copos de água por dia, poderiam  m 80BBeijosooBb% das pessoas que sofrem desses males.

ÁGUA’

quarta-feira, novembro 03, 2010


Biquinis.Tendência 2011.

0

Olá meninas.......
Como esta quente né!
O calor nos leva a pensar em Praia...e consecutivamente em Biquini....e o Post de hoje é sobre BIQUINI...
Vamos ao Post...




O biquíni é uma peça fundamental para compor o look de praia da mulher, ela precisa estar vestindo peças apropriadas para aproveitar o verão em grande estilo. Nas lojas, podemos encontrar biquínis de diferentes modelos e confeccionados para todos os tipos de corpos, por isso é importante que a mulher experimente e encontre a peça que fizer a melhor combinação.



No alto verão 2010 os biquínis assumiram costuras descontraídas e confortáveis, fazendo uma perfeita adaptação ao corpo feminino. O abuso de estampas também tem sido considerado uma forte tendência, capaz de valorizar principalmente o contraste de cores tropicais.


A moda praia 2011 está grandes novidades para os biquínis, resgatando tendências de décadas passadas para atualizar os modelos. As referências étnicas devem ajudar a compor as estampas das peças, trabalhando com texturas e amarrações. Os biquínis ainda devem apostar na elegância como principal requisito para a confecção.


As principais grifes de biquínis afirmam que a moda praia 2011 estará muito democrática, oferecendo peças modernas e sofisticadas para mulheres de todas as idades e estilo. O sucesso do tomara-que-caia continuará no próximo ano, valorizando o colo feminino e ampliando a sensualidade feminina. Costuras assimétricas, com alças, tiras, bordados e vazados também estarão presentes nas tendências de biquínis verão 2011.


Os motivos geométricos, animais e étnicos também ajudam a compor o acabamento dos biquínis para 2011, valorizando um acabamento rústico. Apesar das peças favorecerem a sensualidade feminina, elas não estão efusivas e conservam formas discretas. Os biquínis para o verão 2011 utilizam tecidos leves para a confecção, além de aderir outros elementos como metais, pedraria, laços, fivelas e argolas. Quanto às cores, temos uma forte exploração das tonalidades tropicais, que acrescentam às peças uma dose de personalidade. Cores vivas e quentes ajudam a compor lindos conjuntos de biquínis.


Ainda não foram anunciados detalhes sobre os modelos de biquínis para 2011, as principais grifes ainda estão desenvolvendo as coleções que farão sucesso no próximo verão. Lembre-se de que conforto e elegância devem caminhar paralelamente para compor o visual de praia em 2011. Confira fotos de biquínis 2011: