Hσяα Cєятα.

sexta-feira, outubro 15, 2010


Dia do Professor.

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Como surgiu o Da do Professor?

Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.


A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.

Se compararmos a lei geral do período imperial com a nossa atual lei geral da educação republicana, a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), persegue ainda ideais imperiais, ao estabelecer, entre os fins do ensino fundamental, a tarefa de desenvolver a “capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”. Portanto, mais de um sesquicentenário da lei, perseguimos os meus objetivos da educação imperial.


A Lei de 15 de novembro também inovou no processo de descentralização do ensino ao mandar criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Hoje, além da descentralização do ensino, para maior cobertura de matrícula do ensino fundamental, obrigatório e gratuito, o poder público assegura, por imperativo constitucional, sua oferta gratuita, inclusive, para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria (Inciso I, artigo 208, Constituição Federal).
A remuneração dos professores é, historicamente, o grande gargalo da política educacional, do Império à Nova República, de Dom Pedro I a Fernando Henrique Cardoso I e II. O grande mérito do Imperador, ao outorgar a Lei de 15 de outubro de 1827, foi o de não se descuidar, pelo menos, formalmente, dos salários dos professores. No artigo 3º da lei imperial, determinou Dom Pedro que os presidentes, em Conselho, taxariam interinamente os ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a 500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da população e carestia dos lugares.


O economista Antônio Luiz Monteiro Coelho da Costa, especialista em cotação de moedas, atendendo minha solicitação, por e-mail, fez a conversão dos réis, de 1827, em reais de 2001 (discutíveis): estima Luiz Monteiro que 200$000 eqüivalem a aproximadamente R$ 8.800,00 (isto é, a um salário mensal de R$ 680, considerando o 13º) e 500$000 a aproximadamente R$ 22.000(R$ 1.700, por mês).


Os dados mostram como os professores, no século XXI, em se tratando de remuneração, recebem bem aquém dos parâmetros estabelecidos pela lei imperial, no longínquo século XIX. De acordo com dados recentes do Ministério de Educação, do total de professores, 65% ganham menos que R$650, 15% ganham entre R$650 e R$900 e 16% ganham mais de R$900. O salário médio mensal, de acordo com o senso do Ministério de Educação, é de R$1.474 nas escolas federais, R$656 nas particulares, R$584 nas estaduais e R$372 na municipais. Nos municípios cearenses, ainda encontramos milhares de professores recebendo (e com atraso) menos do que um salário mínimo vigente.


Atualmente, a Constituição Federal de 1988, no seu inciso V, artigo 206, garante, como princípio de ensino, aos profissionais de ensino, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional, mas até agora, não há vontade política para se determinar o valor do piso salarial profissional condigno para os professores.

A Lei de 15 de outubro de 1827 trouxe, por fim, para época, inovações de cunho liberal como a co-educação, revelada através da inclusão das meninos no sistema escolar e que as mestras, pelo artigo 13, não poderiam perceber menos do que os mestres.


A formação dos professores foi lembrada pela lei imperial. No seu artigo 5º, os professores que não tinham a necessária instrução do ensino elementar iriam instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados nas escolas das capitais.

Preocupados, hoje, com os 210 mil professores leigos, sem formação sequer do pedagógico ofertado no ensino médio, o Brasil contemporâneo, através da Emenda Constitucional n.º 14, de 12 de setembro de 1996 , a LDB, o Fundef, todos promulgados em 1996, orientam os governantes e as universidades para as licenciaturas breves, na luta contra esse déficit de professores habilitados para o magistério escolar, mas com o apoio financeiro do poder público em favor dos professores de rede pública de ensino (Magister, no Ceará, é um bom exemplo).


A expectativa da sociedade, política e civil, é a de habilitar, em nível superior, até o ano de 2007, o grande contigente de professores leigos da educação básica. Será que, ao comemorarmos o Dia do Professor em 2007, 180 anos depois da primeira geral da educação imperial, teremos atingido esse desiderato republicano? "


Projeto de Lei que instituiu a data comemorativa.

"...O Deputado Estadual Paulista, Dr. Antonio Carlos de Salles Filho, no mandato 1947/51, é o autor do Projeto de Lei que instituiu tal homenagem, em âmbito do território do Estado de São Paulo - e, mais tarde, já como Deputado Federal, no mandato 1955/59, fê-lo com espectro e abrangência nacional, passando os abnegados professores a, pelo menos isto, terem seu dia especial, 15 de outubro...."

quinta-feira, outubro 14, 2010


Tendência para Vestidos de Noiva 2011.

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Oi, Galera....como já postei em alguns artigos passados.....minha amiga Nathalia se casa no dia 23 de Outubro.e aqui vai mais uma homenagem á ela e a quem pretende se casar ..

Vamos ao post...

Como todo evento importante na vida de uma pessoa requer meses de planejamentos, preparações e muita organização; com o matrimônio não poderia ser diferente! Principalmente para as mulheres, essa data - que marca o início de uma “nova vida” - chega acompanhada de muitas idealizações, como a caminhada ao lado do pai em direção ao altar que, sem dúvidas, é o momento onde tudo deve acontecer com perfeição. Maquiagem, cabelo, clima, decoração e, em especial, o vestido devem estar em sintonia para que a noiva brilhe perante seu futuro marido e os convidados a testemunhar essa união.




E, quem já está com a tão esperada data marcada para 2011 pode conferir algumas tendências para a “Moda Noivas” da estação, as quais prometem lhe ajudar no processo de escolha pelo modelo de vestido ideal que realce sua beleza e personalidade no “seu dia”.



Os longos e volumosos estão entre as principais apostas de estilistas como Oscar de La Renta e Reem Acra. Em tecidos: hora esvoaçantes sobrepostos repetidas vezes, hora acetinados ganhando maiores proporções pelo uso de saiotes; o shape marca a cintura e confere delicadeza. Entre os pontos altos do modelo está a opulência da forma ampla que resulta sempre em um destaque evidente para a noiva seja na porta da Igreja, no altar, no baile ou nas fotos!


Saias estilo sereia ou trompete também se destacam nas propostas de La Renta e Carolina Herrera. Assim denominados por trazerem contornos ajustados para as regiões da cintura, quadril e pernas, onde a partir do joelho até a barra apresentam aberturas a formar um “triângulo”, esse que caracteriza as caudas das figuras místicas das sereias. Em 2011, eles podem trazer extensões no tamanho das caudas, as quais chegam – no geral – com volume; no entanto, nas passarelas prevaleceram os modelos mais curtos.


Para as baixinhas, para quem casará em cerimônias diurnas ou privilegia a comodidade sem perder a elegância; os curtos são opções a serem consideradas, já que mais do que nunca eles são bem vindos em todas ocasiões, e por que não, então, no seu casamento?! Femininos e modernos, eles podem sim combinar toques clássicos caindo tão bem para a data quanto os tradicionais longos. A novidade para essa temporada é que eles ganharam evidência em coleções de estilistas renomados, chegando tanto nas versões usuais – em cortes godês -, quanto com volumes aplicados originando uma silhueta ampulheta.



Modelos longos, de corte sequinho ou levemente fluído chegam para as donas de um corpo mais esguio que prezam pelo visual “clean, simples e chic”, o qual caracterizou os vestidos do novo trabalho de Nicole Miller. Nas coleções de Oscar de La Renta e Vera Wang são os tecidos mais sofisticados, os detalhes, com os drapeados e laços, bem como a sobreposições de delicadas rendas bordadas, os responsáveis por conferir requinte às peças.
Para os decotes, a vedete do próximo ano continua sendo o tomara-que-caia; o qual pode trazer o corte império – ajustado logo abaixo do busto –, realçar a cintura natural ou demarcar a região da cintura baixa, seguindo, na maioria das vezes, com formas mais amplas para as saias; atributo que confere suavidade e toques ainda mais românticos ao vestido.





Agregando um pouco de sensualidade, os vestidos podem trazer contorno para o busto sob a forma de coração – estilo bastante evidente na propostas da grife Christos -, ou ainda seguir uma tendência estética boudoir, a qual empresta o estilo dos corsets também para a moda das noivas de 2011.



Uma opção para quem prefere evitar esses modelos é investir no decote assimétrico, como o modelo um ombro só, o qual já apareceu como tendência para 2010 e continua entre os mais visualizados nas principais coleções desfiladas na última edição do New York Bridal Week. Drapeados são os detalhes mais freqüentes aplicados no busto dessas peças, ao lado de babados e laçarotes.



 
Outras aplicações que também ganham destaque para o look matrimonial das futuras noivas são as flores, os bordados de cristais e pedrarias nos tops e corsets e as plumas; elementos responsáveis pela personalidade, requinte e romantismo dos modelos que dispensam apliques tradicionais.






Modelos coloridos chegam em tons discretos como o nude, rosé, champagne e salmão; para as mais ousadas Carolina Herrera propõe o preto, enquanto Vera Wang investe no cinza. Boas opções para quem quer fugir do clássico, mas não sabe como o fazer para manter algumas características simbólicas típicas dessa veste, são trazidas em peças atualizadas por conta de detalhes coloridos. Esses são empregados em faixas e marcações de cintura, barras, laços, bordados ou em apenas uma parte do vestido: no top ou na saia – como sugerido por Oscar de La Renta.
Chiffon, organza, crepe de chine, georgette, shantung, seda, cetim e, é claro, as delicadas rendas são os materiais que prometem conferir a feminilidade e o romantismo indispensável para que as noivas de 2011 encantem sogras, pais e convidados tanto quanto os seus noivos no tão aguardado dia em que firmarão compromisso ao dizerem o “sim” mais esperado de suas vidas! Aproveite e já eleja suas tendências preferidas porque, com o pedido aceito e a data marcada, é questão de preparativos e muita ansiedade para que, em poucos meses, de véu e grinalda você brilhe a caminho do altar!

 
 
:http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~21118~n~tendencia+para+vestidos+de+noiva+2011.htm
 
 

quarta-feira, outubro 13, 2010


Óculos de Sol 2010 2011.

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Galera....Estou postando fotos de óculos de sol..neste verão, vamos usar muito esses modelos de óculos.
O modelo gatinho foi o que a cantora Lady Gaga usou no desfile da semana de moda em Paris...
Se você não gostou de nenhum modelo...vale á  pena lembra-lás que, cada um tem seu estilo e usa o que quer e o que gosta...
E minha dica de sempre é:se olhe no espelho, vê o que combina mais com você...

terça-feira, outubro 12, 2010


Como surgiu o Dia da Criança.

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O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de

"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi

oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.


Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na

Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e

Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez

das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança


Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.