Hσяα Cєятα.

domingo, julho 04, 2010


Dez dicas para amamentar seu Bebê.

0

Amamentar um bebê não é tarefa fácil, principalmente no começo onde aparecem muitas dúvidas. Então, conversando com a mamãe, reuni algumas dicas pra ajudar as novas mamães nesse momento tão especial

1- Comece amamentar cedo
O ideal é que a amamentação comece logo após o parto, na primeira hora de vida. Nesse momento a mamãe ainda não está produzindo leite, mas o colostro que é rico em anticorpos e garante a primeira proteção para seu bebê. Em algumas maternidades os tios doutores e enfermeiros não incentivam a amamentação na primeira hora (por acharem que não é tão importante assim), mas as mamães que fizerem seu Plano de Parto podem pedir isso em seu plano.


2 - Acomode-se bem para amamentar
Escolha uma cadeira e uma posição bem confortáveis porque você vai ficar bastante tempo com seu bebê no colo. A “pega” correta que o bebê tem que fazer para mamar direitinho é a famosa “boca de peixe”, com os lábios bem abertos, com o bico do seio bem dentro da boca. Assim não machuca a mamãe. No início é bem difícil principalmente pra nós bebês (veja aqui como aprendi a mamar). A tia enfermeira ou outro profissional de saúde pode te ajudar a encontrar a posição correta pra amamentar seu recém-nascido.


3 - Ofereça o peito com freqüência
Quando somos recém-nascidos precisamos nos alimentar com freqüência - mais ou menos a cada 2 horas - mas, no início, não seguimos um padrão regular. É assim que os hormônios da mamãe são estimulados a produzir bastante leite. Conforme vamos crescendo, vamos adotando uma rotina mais previsível.

Como o leite da mamãe é fácil de ser digerido, a gente quando é amamentado exclusivamente no peito, sente fome com mais frequência do que quem não mama só no peito.

4 - Não dê complementos
Bebês que mamam no peito não precisam de nenhum tipo de complemento. O leite materno tem tudo o que a gente precisa e na dose certa. Não dê suquinhos, cházinhos ou água, principalmente água com açúcar, que pode interferir no apetite e até causar cáries antes mesmo dos dentinhos aparecerem. Lembre-se, quanto mais a gente suga o peito da mamãe, mais a mamãe produz nosso leitinho e mais nós nos desenvolvemos melhor e mais saudáveis. E ignore se alguém te disser que seu leite é fraco. Não existe leite fraco!


5 - Prepare os seios para o aleitamento
Quando a mamãe ainda é gestante, os seios já vão se preparando pra amamentar. Bicos e a areola ficam mais escuros. Isso acontece pra gente conseguir enchergar desde recém nascido, com se fosse um alvo que agente tem que acertar.

Nunca esfregue os bicos dos seios com buchinha, toalha molhada ou qualquer outra coisa semelhante. Isso só vai machucar os bicos. Lembre-se que a natureza é sábia e ela prepara o corpo da mamãe pras novas funções. Também não é bom passar hidratantes nos bicos para que não fiquem com a pele macia demais.

Bom mesmo é tomar sol de topless por alguns minutos, ou fazer banho de luz infravermelha. Uns 5 minutinhos em cada seio, distante uns 30cm.

Logo depois do parto, ou até que os bicos do seio criem resistência, a mamãe precisa hidratar bem os bicos com o próprio leite materno ou aplicar uma pomadinha de lanolina pura - vendida nas farmácias - e que não precisa ser removida pra gente mamar.


6 - Atenção às infecções
Alguns dos sintomas de infecção (mastite) nas mamas são febre, dores e vermelhidão no bico dos seios. Nesses casos, procure um médico sem demora.

Para evitar a mastite, o ideal é que seu bebê esgote a mama, ou seja, mame todinho o leite. Se a mama não ficar vazia (macia ou meio murchinha) é bom tirar o restante do leite com uma bombinha de ordenha.

7 - Aprenda a lidar com o desconforto das mamas
Normalmente as mamães de um recém-nascido produz muito leite, o que aumenta o volume dos seios, enrijecendo-os e provocando algum desconforto durante alguns dias.

Ofereça o peito ao seu bebê com freqüência, assim seu corpo vai se ajustanto à demanda e vai produzir apenas a quantidade necessária. Para aliviar o desconforto das “mamas cheias”, durante o banho de chuveiro deixe cair bastante água “massageando” as mamas. É sempre bom consultar os tios médicos para saber sobre outras maneiras de alívio.


8 - Alimente-se bem
Para produzir leite para amamentar seu bebê, é importante que as mamães tenham uma dieta composta de aproximadamente 500 calorias adicionais e que bebam bastante água, de seis a oito copos por dia.

Como na gestação, continue evitando os chocolates, refrigerantes, álcool e café enquanto estiver amamentando.

9 - descanse!
Você já deve ter ouvido de outras mães: “Quando o bebê estiver dormindo, durma também”. Essa regra é de ouro. Aproveite momento que tiver para descansar ao máximo, pois o cansaço agrava o quadro de infecção dos seios e prejudica a produção de leite.

10 - Não desista
Muitas mamães acabam desistindo de amamentar seus bebês por pura falta de informação. As vezes o leite demora pra descer; é normal. Outras vezes parece que o leite é fraco porque o bebê não pára de chorar; no início é normal. Algumas mães preferem ordenhar o próprio leite e oferecer em mamadeira. Dar o peito ao seu bebê trás inúmeros benefícios que estão ligados diretamente ao desenvolvimento dele. Não tire esse direito dele. Lute, persista e se informe sempre sobre como amamentar seu bebê. Mamãe, com a ajuda do papai, fizeram isso por mim e eu agradeço muito, porque além de eu nunca ter ficado doente, eu estou me desenvolvendo um pouco mais rápido que outros bebês.

Lembre-se: Amamente seu bebê exclusivamente no peito até ele completar seis meses de vida.
Eu amamentei minha filha, até 2 anos e 3 meses, e para mim foi muito bom...

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.