Hσяα Cєятα.

sexta-feira, julho 02, 2010


COPA DO MUNDO: VITÓRIAS E FRUSTRAÇÕES DO POVO BRASILEIRO

0


As vitórias que a seleção brasileira vem alcançado na Copa do Mundo, provoca no povo brasileiro duas sensações Na primeira, somos acolhidos por uma imensa alegria. E é sempre assim ao final de um jogo com vitória. O povo sai às ruas e expressa toda a sua alegria e temporariamente esquece de seus problemas. Realizam carreatas, fazem festas nas vias públicas e tudo faz parecer que este momento seria muito bom que se estende por um longo tempo. Sentimo-nos mais especiais e passamos a acreditar que novamente seremos campeões da Copa.


Essa euforia de alegria, cai por terra, num segundo momento, quando a seleção perde e é desclassificada. As mesmas ruas viram rios de lágrimas, a dor da derrota volta-se para os jogadores e toda a comissão técnica. Nesse quadro, se a vitória carrega a alegria, a derrota vem acompanhada de uma imensa frustração. E aqui mostramos nossas fragilidades, ou seja, afogamos nossas mágoas na bebida ou no choro. Pois é assim que grande parte da população faz quando a seleção brasileira perde uma copa do mundo. E por sermos o país com o maior número de vitórias, somos exigentes e queremos mais e mais um “caneco”.


Não obstante, devemos ter em mão que vencer e perder faz parte do jogo e da vida. Até então estamos vivendo a euforia da alegria provocada pelas vitórias, e espero que continue assim, como bom brasileiro que somos. Mas não podemos esquecer que podemos sair dessa copa sem o “caneco”, e então, rapidamente lidar com a derrota. Essa só é mais dolorosa por que depositamos nos 11 jogadores uma perspectiva que transcende da vida real que vivemos para os jogos. Se a seleção ganhar nós também ganhamos. Forma estranha de resolver nossos problemas.


A copa do mundo é apenas mais uma forma de “pão e circo”. E serve para nos divertir, mas não devemos levar esta ao extremo e achar que a vitória de nossa seleção resolveria toda fonte de frustrações que temos na vida. Canalizar energia assim é perigoso. Devemos apenas com jogos desenvolver novas formas de ver a vida e até mesmo os jogos e nunca tê-los como a tábua salvadora de nossos problemas. Pois o mais importante não são as vitórias e as frustrações provocadas com as derrotas, mas as lições positivas que delas tiramos para nossas vidas. Essa sim é a VERDADEIRA COPA O MUNDO.

0 comentários:

Postar um comentário

Sintam -se á vontade em comentar.Obrigada.